Fera Radical

Rede Globo - 18h00

de 28 de março de 1988 a 18 de novembro de 1988

O Rei do Gado

Novela de Walther Negrão

Direção: Gonzaga Blota

Elenco

Malu Mader Cleyde Blota Henri Pagnoncelli
José Mayer Alexandra Marzo José Prata
Paulo Goulart Cláudia Magno Lícia Magna
Yara Amaral Tato Gabus Mendes Vera Paxie
Thales Pan Chacon Raul Gazolla Vera Brito
Carla Camurati Luiz Maçãs Zezé Fassina
Elias Gleizer Márcia Rodrigues Pedro Cassador
Laura Cardoso Milton Gonçalves Renato Neves
Denise Del Vecchio Reinaldo Gonzaga Simone Brandão
Cláudia Abreu Chica Xavier Bia Gemal
George Otto Daúde Evandro Mesquita
Rodrigo Santiago Carlos Kroeber Adilson Barros
Older Cazarré Benjamin Cattan Julio Braga

Abertura

A Trama

Inspirada na peça A Visita da Velha Senhora, do suíço Friedrich Dürrenmatt, Fera Radical conta a história de Cláudia (Malu Mader), que deixa o Rio de Janeiro e retorna à pequena cidade de Rio Novo disposta a se vingar do extermínio de sua família, ocorrido 15 anos antes. A jovem consegue trabalho como analista de sistemas na Fazenda Olho d’Água, cujos proprietários são os suspeitos do assassinato de seus pais e irmãos. Cláudia planeja destruir todos os envolvidos, mas se surpreende com a demonstração de amizade e carinho de Altino Flores (Paulo Goulart), o patriarca da família, que vive preso a uma cadeira de rodas.

Temas como exportação de carne, inseminação artificial e contrabando são abordados. Com auxílio da informática, Cláudia entra no sistema contábil da fazenda e começa a investigar dados do passado da família Flores. Através do histórico e do banco de dados, encontra informações importantes e reveladoras.

Obstinada com a ideia de vingança, Cláudia tenta de todas as formas agir friamente, mas acaba se envolvendo com os dois filhos de Altino, Heitor (Thales Pan Chacon) e Fernando (José Mayer), por quem se apaixona de verdade. A jovem enfrenta os ciúmes de Marília (Carla Camuratti), filha de Donato (Elias Gleizer), que é noiva de Heitor, mas tem uma queda por Fernando.

Cláudia tem que lidar ainda com a perseguição de Joana (Yara Amaral), mulher de Altino, que descobre sua verdadeira identidade. Joana não gosta da moça, sobretudo por saber que, após a morte dos pais, ela fora criada por Marta (Laura Cardoso), antigo amor de Altino. Marta, então uma cafetina, adotou a menina e a levou para o Rio de Janeiro.

Ao longo da trama, Altino revela a Cláudia que foi o pai dela quem o colocou em uma cadeira de rodas. Sentindo-se pressionado a vender suas terras para o então vizinho, Chico da Silva (Julio Braga) atirou em Altino pelas costas. Depois, descobre-se que Joana, com sede de vingança pelo tiro que deixou o marido nesse estado, decide ordenar o atentado à casa da família de Chico da Silva, o que provoca a tragédia.

O romance entre Cláudia e Fernando engata, e os dois marcam a data do casamento. Porém, quando ela está se preparando para a cerimônia, já vestida de noiva, Joana a ameaça com um revólver. As duas brigam, e a arma dispara, matando Joana. Cláudia vai a julgamento, e é absolvida no último capítulo da novela. Fernando entra a cavalo no tribunal para resgatá-la.

Fotos

Evandro Mesquita Yara Amaral José Mayer, Malu Mader, Paylo Goulart e Laura Cardoso Malu Mader e José Mayer Malu Mader e Ludoval Campos Malu Mader Yara Amaral e Paulo Goulart Thales Pan Chacon e Carla Camuratti Malu Mader, José Mayer e Gonzaga Blota