Redenção

TV EXCELSIOR - 19h

de 16 de Maio de 1966 a 2 de Maio de 1968

Redenção

Novela de Raimundo Lopes

Direção: Waldemar de Moraes e Reynaldo Boury

Elenco

Francisco Cuoco Edmundo Lopes Edson França
Miriam Mehler Newton Prado Aldo César
Lourdes Rocha Geórgia Gomide Sílvio Francisco
Márcia Real Fernando Baleroni Maria Cecília
Rodolfo Mayer Maria Aparecida Baxter Zéluiz Pinho
Lélia Abramo Wilma de Aguiar Márcio Trunkl
Procópio Ferreira Turíbio Ruiz Mário Guimarães
Vicente Leporace Lurdinha Félix Jovelty Archângelo

Sinopse

Doutor Fernando (Francisco Cuoco) chega a Redenção e desperta paixão em três mulheres (Miriam Mehler, Lourdes Rocha e Márcial Real). Casa-se com a doce Ângela (Miriam) que morre repentinamente, e passa a conviver com as maldades da diabólica professora Marisa (Lourdes), filha do prefeito Juvenal (Rodolfo Maya).

Comentário

A mais longa novela da televisão (595 capítulos), transformou-se numa espécie de “Peyton Place” brasileira, onde cada morador gerava uma subnovela. basicamente houve duas partes distintas: a primeira, focalizando os mistérios e as dúvidas em relação ao caráter do doutor Fernando (será mesmo médico?); a segunda, mostrando o paradeiro do seu filho e os novos personagens que chegam a Redenção.

Cuoco atingiu o máximo como galã da época, mas teve que dividir as honras com Maria Aparecida Baxter, a mexeriqueira Dona Marocas.

Uma curiosidade: Dona Marocas também sai da novela em sua nova fase morrendo. Logo após sua morte o público interviu e, presentindo uma queda de audiência o texto foi logo reformulado. Doutor Fernando fez lhe um transplante de coração e ela viveu. Assim, foi em Redenção que se deu o primeiro sucesso de transplante cardíaco no Brasil.

Fotos

A doce Angela (Miriam Mehler) com Doutor Fernando (Cuoco)