O Bem Amado

Rede Globo - 22h

de 24 de Janeiro a 9 de Outubro de 1973

reapresentada em 3 de Janeiro a 24 de Junho de 1977

O Bem Amado

Novela de Dias Gomes

Direção: Régis Cardoso

Elenco

Paulo Gracindo Ida Gomes Lutero Luiz
Jardel Filho Dirce Migliaccio Rogério Fróes
Sandra Bréa Gracindo Junior Antonio Ganzarolli
Lima Duarte João Paulo Adour João Carlos Barroso
Zilka Salaberry Milton Gonçalves Guiomar Gonçalves
Dilma Lóes Ruth de Souza Ferreira Leite
Carlos Eduardo Dolabella Ana Ariel Rafael de Carvalho
Maria Cláudia Arnaldo Weiss Álvaro Aguiar
Emiliano Queiroz Isolda Cresta Suzy Arruda
Juan Daniel André Valli Wilson Aguiar
Nanai Jorge Botelho Apolo Correia
Dorinha Durval Angelito Mello  

Sinopse

O Prefeito Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo) tem como meta prioritária, em sua administração na cidade de Sucupira, litoral baiano, a inauguração do cemitério. De um lado é apoiado pelas irmãs Cajazeiras-Dorotéa, Dulcinéa, Judicéa (Ida Gomes, Dorinha Duval, Dirce Migliaccio). De outro, tem que lutar com a forte oposição liderada por Donana Medrado (Zilka Salaberry), a delegada de polícia.

Maquiavelicamente, o prefeito arma tramas para que morra alguém, sendo sempre mal sucedido. Nem as diversas tentativas de suicídio do farmacêutico Libório (Arnaldo Weiss), um tiroteio na praça, um crime e a chegada de Zeca Diabo (Lima Duarte), um cangaceiro matador, lhe proporcionam a realização do sonho. Como não bastasse, Odorico ainda tem de enfrentar os desaforos de Juarez Leão (Jardel Filho), médico personalístico que se envolve com sua filha Telma (Sandra Bréa).

Fotos

As Irmãs Cajazeiras assustadas...Deus sabe pelo que? Donana Medrado em ação

“CENA - ENTREVISTA. INTERIOR / DIA

Neco do Jornal “A Trombeta” entrevista Odorico Paraguaçu.

  • NECO Qual é a sua formação política?
  • ODORICO Eu sou um partidário da democradura. Um regime que faz a conjuminância das merecedências da democracia com os talqualmentes da ditadura.
  • NECO O senhor quer explicar melhor?!
  • ODORICO Pois não. Na democracia o povo escolhe a gente, os governantes. na democradura, a gente escolhe o povo que vai escolher a gente.
  • NECO O que pensa o Coronel da Lei de Segurança Nacional?
  • ODORICO É uma lei deverasmente sábia, porque serve de motivo sempre que não se tem motivo algum e permite não precisar dar maiores explicações quando não se tem explicação nenhuma para dar.
  • NECO Coronel Odorico, há indícios que vamos entrar num período de recessão. O desemprego aumenta, parte do povo brasileiro passa fome. Que é que o senhor tem a declarar sobre isso?
  • ODORICO Invencionices da oposição demagogista. No Brasil não existe desempregados. Existe é gente procurando emprego. No Brasil, talqualmente, não existe fome, existe é gente procurando o que comer. É diferente.”